Suplementos recomendados para a terceira idade
16 | julho | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena
É possível ter saúde e qualidade de vida na terceira idade, sim! E muitas vezes, a suplementação alimentar pode ajudar a fornecer ao corpo, os nutrientes que ele mais precisa nesta fase. Confira abaixo alguns nutrientes recomendados para quem já passou dos 65 anos e quer seguir com saúde:
Ômega 3
Essa é uma das faixas etárias em que o ômega 3 é mais recomendado, por inibir o declínio cerebral relacionado à idade, como na doença de Alzheimer e outras doenças crônicas do cérebro. Estudos indicam também otimização da função cerebral de cognição, efeito cardioprotetor, diminuição da inflamação crônica e redução nos sintomas de artrite, como dor, rigidez e comprometimento funcional das articulações.
Colágeno
O colágeno do tipo I atua na hidratação da pele, na redução de rugas e celulites, e no fortalecimento das unhas e cabelos. Já o colágeno do tipo II tem papel importante na formação de cartilagem óssea, desgastada pela idade e/ou obesidade. Em conjunto com vitaminas e minerais, auxilia também na redução da inflamação local e, consequentemente, da dor.
Fibras
Auxiliam na absorção de cálcio e magnésio, combatendo os sintomas da osteoporose. As fibras podem ter influência positiva na cognição e no humor em manifestações clínicas como depressão, ansiedade e Alzheimer. Estimulando o intestino grosso e se ligando a toxinas, as fibras são responsáveis pela limpeza intestinal, reduzindo os riscos de câncer de intestino.
As fibras do tipo solúveis prebióticas formam um gel que emulsifica partículas de gordura, retardando sua absorção pelo organismo, promovendo um ambiente favorável ao crescimento dos probióticos (bactérias benéficas), como os lactobacillus, além de aumentar a sensação de saciedade. Já as insolúveis, ajudam a levar estas partículas para fora, diminuindo a constipação.
Enzimas
Com o passar dos anos, o corpo já não produz todas as enzimas digestivas necessárias para uma boa digestão, por isso, suplementar com enzimas pode ajudar a evitar sintomas como: indigestão, aparecimento de alergias, sensação de inchaço e gases. A suplementação com enzimas pode ainda ampliar as opções de dieta, ao ajudar o corpo a digerir lactose e glúten, por exemplo.
Vitaminas
Têm atuação comprovada em vários processos do corpo, como defesa imunológica e proteção de células sadias contra a ação oxidante dos radicais livres. Certos nutrientes podem reduzir o nível de colesterol, baixar a pressão arterial e aliviar a inflamação, beneficiando a saúde cardiovascular. Ajudam a retardar a progressão da degeneração muscular relacionada à idade e podem ainda reduzir o risco de sintomas de catarata.
Proteínas e aminoácidos
A suplementação de proteína, como o Whey Protein, ajuda a combater a sarcopenia, que é a diminuição natural da massa muscular pela idade. Suplementar aminoácidos isolados, como os de cadeia ramificada (BCAA), também pode reforçar a produção de proteínas pelo organismo quando associados à uma alimentação adequada. Quando em conjunto com atividades físicas, são suplementos que auxiliam na manutenção da força muscular.