Blog


Dra. Marcela Verbena - Sabia que a obesidade é uma doença inflamatória?

Sabia que a obesidade é uma doença inflamatória?


04 | abril | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena

Mudanças expressivas na compreensão dos riscos e da patogênese de uma série de doenças crônicas com inflamação subclínica tem ocorrido nos últimos anos, entre elas a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares aterotrombóticas, que juntas constituem uma crescente causa da morbimortalidade em todo o mundo.

A inflamação crônica subclínica danifica silenciosamente os tecidos e, quando dura um longo período, pode agir como um verdadeiro assassino silencioso. O tecido adiposo expele ativamente diversas citocinas pró-inflamatórias. Assim, a associação entre o grau da obesidade e a inflamação é esperada.

Sabe-se que, atualmente, estamos vivenciando uma epidemia de inflamação subclínica de origem alimentar. Esse processo é mediado, em parte, pelo estresse oxidativo e por citocinas pró-inflamatórias, já que alimentos inflamatórios são os grandes vilões responsáveis pelo desequilíbrio metabólico do nosso organismo, como açúcares refinados, glúten, leite e seus derivados, farinhas brancas e mais.

A microhipóxia, o estresse do retículo e a ativação dos receptores toll-like 4 são responsáveis por desencadear a inflamação no tecido adiposo, sendo esse o local onde se inicia o processo. Dessa forma, há um aumento na produção de diversas adipocinas, como IL-6 e TNF-α, as quais prejudicam a via de sinalização da insulina, levando à resistência a esse hormônio, uma das primeiras complicações da obesidade. A partir disso, com a intensidade desse estímulo, o quadro pode agravar-se, desencadeando diabetes melito tipo 2 e outras comorbidades.

Felizmente, o campo da saúde está cada vez mais consciente e o rastreio e monitorização  de mediadores inflamatórios torna-se ainda mais importante. O processo inflamatório é uma reação muito complexa, a obesidade não é apenas um excesso de peso e sim uma doença que se não tratada pode desencadear problemas maiores.

Referências:

VOLP, Ana Carolina Pinheiro et al. Capacidade dos biomarcadores inflamatórios em predizer a síndrome metabólica: Inflammation biomarkers capacity in predicting the metabolic syndrome. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 52, n. 3, p. 537-549,
2008.

FRANCISQUETI, Fabiane Valentini; NASCIMENTO, André Ferreira do; CORRÊA, Camila Renata. Obesidade, inflamação e complicações metabólicas. Nutrire, p. 81-89, 2015.

LEITE, Lúcia Dantas; DE MEDEIROS ROCHA, Érika Dantas; BRANDÃO-NETO, José. Obesidade: uma doença inflamatória. Ciência & Saúde, v. 2, n. 2, p. 85-95, 2009.

VAN MEIJEL, Rens LJ; BLAAK, Ellen E.; GOOSSENS, Gijs H. Adipose tissue
metabolism and inflammation in obesity. In: Mechanisms and Manifestations of Obesity in Lung Disease. Academic Press, 2019. p. 1-22.

Agende uma consulta com
a Dra. Marcela Verbena