Blog


Dra. Marcela Verbena - Quais alimentos influenciam na acne?

Quais alimentos influenciam na acne?


01 | julho | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena

Acne é o nome utilizado para o aumento de espinhas, resultante de um processo inflamatório causado pela produção excessiva de sebo pelas glândulas. Além de acometer o rosto, outras estruturas como braços, costas, ombros e colo também podem ser afetadas. Trata-se de uma condição que pode surgir em qualquer idade, porém, é mais comum na adolescência, atingindo cerca de 95% dos meninos e 83% das meninas.

A acne sofre influência genética e, principalmente, hormonal, manifestando-se pela presença de pus, vermelhidão, processo inflamatório, cistos e lesões, que podem deixar cicatrizes na pele.

Alimentos que causam espinhas

A associação entre alimentação e acne se deve pela capacidade de alguns alimentos estimularem indiretamente a produção de sebo. Através do incentivo à secreção de insulina, sendo relacionada à presença de outros fatores, pode haver o favorecimento à produção de hormônios andrógenos, que aumentam a criação de sebo na pele. Portanto, dietas de baixo índice glicêmico, que não causam impacto na secreção de insulina, podem ajudar no controle da acne.

Confira os principais alimentos que contribuem para aumento da acne:

  • Alimentos refinados, como a farinha de trigo, doces com alto teor de açúcar, refrigerantes e sucos industrializados;
  • A ingestão de iodo através da alimentação ou medicamento, que pode piorar o quadro da acne;
  • O leite, que contém muitos hormônios e moléculas bioativas, além de possuir elevado índice glicêmico e resíduos de iodo – pois é utilizado durante a ordenha das vacas -, caracterizando fatores que favorecem a formação da acne.
  • O chocolate, que pode causar espinhas devido à presença de leite e de açúcar refinado, sendo um alimento de alto índice glicêmico. No entanto, o consumo do chocolate com alto teor de cacau (acima de 60% de cacau), sem adição de leite e açúcar, não compromete o controle da acne.

Para a melhora do quadro, é indicado evitar a ingestão de leite e procurar consumir alimentos de baixo índice glicêmico. Além disso, a alimentação deve ser restrita para alimentos industrializados e refinados, ricos em gorduras hidrogenadas, sódio e açúcares, que aumentam o processo inflamatório do organismo.

Agende uma consulta com
a Dra. Marcela Verbena