Blog


Dra. Marcela Verbena - O veganismo e a melhora cardiometabólica

O veganismo e a melhora cardiometabólica


03 | julho | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena

Na internet há muita informação errônea sobre o vegetarianismo e veganismo. Por isso, quem adere a esse estilo de vida acaba muitas vezes inseguro em continuar, diante de tanta desinformação.

No entanto, com base em pesquisas científicas, de fato a redução do consumo de proteína animal pode trazer uma melhora no perfil cardiometabólico.

Em uma meta-análise de estudos observacionais envolvendo 40 estudos e aproximadamente 200 mil indivíduos, Benatar e Stewart (2018) analisaram os efeitos da dieta vegana sobre marcadores de saúde cardiovascular, quando comparados a quem seguia uma dieta onívora.

Eles puderam concluir que os veganos no geral ingerem menos calorias e menos gordura saturada, além de apresentarem menor IMC e perímetro de cintura. Quanto aos marcadores, a dieta vegana se mostrou superior: veganos têm menores taxas de colesterol LDL, triglicerídeos, glicose em jejum e pressão arterial (tanto sistólica quanto diastólica), com nível de significância muito alto (p<0,0001). 

Estudos avaliando desfechos cardiovasculares devem ser feitos em longo prazo para confirmar a cardioproteção que as dietas veganas promovem, mas pelo que os marcadores apontam, a dieta vegana é muito adequada e, se bem planejada, pode ser segura e cardioprotetora.

Referências:

BENATAR, J. R.; STEWART, R. A. H. Cardiometabolic risk factors in vegans; A meta-analysis of observational studies. PloS one, v. 13, n. 12, p. e0209086, 2018.

Agende uma consulta com
a Dra. Marcela Verbena