EXAME DE BIOIMPEDÊNCIA
06 | junho | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena
O exame de bioimpedância nada mais é do que um exame que é realizado com o objetivo de analisar como está a composição do corpo de uma pessoa, já que possibilita descobrir qual o percentual específico do peso corporal (correspondente à quantidade de massa magra, de água no corpo e também de gordura presente).
Ao fazer o exame de bioimpedância de tempos em tempos, você conseguirá descobrir como está a evolução do seu corpo. Isso é importante principalmente se você começou recentemente uma nova rotina de alimentação e exercícios físicos, pois assim você poderá avaliar se os novos hábitos já estão fazendo surtir efeitos em seu corpo.
Com o exame de bioimpedância, as mudanças que acontecerem no corpo de uma pessoa não serão apenas perceptíveis pela visão, mas também terão um embasamento matemático como possibilidade de comprovação.
E mesmo que você não esteja incluso no grupo de pessoas que mudaram as suas rotinas sedentárias e os seus hábitos alimentares, o exame de bioimpedância pode ser muito útil. Isso porque o exame de bioimpedância vai permitir que você conheça melhor o seu corpo e, mais do que isso, ele pode indicar quais mudanças você precisa para se tornar mais saudável.
Como funciona o exame de bioimpedância?
Ao subir na balança de bioimpedância, uma pequena corrente elétrica passará em seu corpo. Como a água é o único elemento do nosso corpo capaz de conduzir eletricidade, quando essa corrente elétrica passa pelo nosso corpo, é possível medir a impedância da água.
A partir dessa descoberta, calculam-se as seguintes informações:
– Água corporal total;
– Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco);
– Controle de gordura;
– Controle de músculos;
– IMC (Índice de Massa Corpórea);
– Impedância de cada segmento;
– Massa de gordura corporal;
– Massa livre de gordura;
– Massa muscular esquelética;
– Percentual de gordura corpórea;
– Peso corpóreo;
– Taxa de metabolismo basal.