Uso de descartáveis e o impacto ambiental
13 | agosto | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena
Você sabia que cada descartável leva um determinado tempo para se decompor na natureza? Copos plásticos descartáveis, por exemplo, demoram de 50 a 100 anos para realizar esse processo, ou seja, quando você descartar esse item, ele levará quase sua vida inteira para se decompor.
Já garrafas, sacolas, canudos e talheres plásticos demoram cerca de 100 a 400 anos. Utensílios que você usa em minutos, ficam muitos anos na natureza até que a decomposição esteja completa. Já os materiais de isopor têm um tempo indeterminado.
A poluição plástica é uma das principais causas de danos à saúde e ambientais atualmente. Estamos em um momento crucial para revertemos esse cenário com pequenas ações, mas que fazem grande diferença.
Ocean Conservancy, é um grupo de defesa do meio ambiente que coleta por ano milhões de descartáveis no oceano, onde nove dos dez itens mais encontrados são descartáveis. Estima-se que cerca de 90% das espécies marinhas já tenham ingerido algum produto de plástico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) se não reduzirmos o uso de descartáveis, até 2050 poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos.
Mesmo descartando o utensílio corretamente, os descartáveis podem escapar pela ação do vento, por ser leve e ser carregado pela chuva até mares e rios.
Além da poluição causada ao descartarmos esses objetos, também há o maior uso de recursos ambientais, como água, matéria-prima e energia, usados para a produção destes descartáveis, uma vez que utilizamos vários desses produtos ao invés de apenas um.