Hora de comer e hora de dormir
08 | julho | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena
Alinhar o momento da última refeição de forma que favoreça o seu sono é primordial para um ciclo adequado.
A Sociedade Europeia de Cardiologia realizou um estudo sobre os efeitos da comida no corpo conforme o horário que é consumida. Ao todo, 700 adultos participaram, e ficou comprovado que ingerir uma farta refeição à noite impacta negativamente o sono e a pressão arterial, visto que na nossa fisiologia natural, o mais comum é que a pressão arterial seja reduzida nesse período.
Entre os participantes da pesquisa que comeram até duas horas antes de dormir, 24,2% não tiveram registros de queda adequada da pressão sanguínea. Entre os que jantaram mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.
Quando consumimos alimentos, principalmente calóricos, antes de dormir, o organismo libera hormônios como cortisol e adrenalina. Assim, todo o corpo entra num estado de alerta, quando deveria desacelerar para adormecer.
Portanto, o recomendado é que você faça sua ceia composta por alimentos leves, pelo menos 3 horas antes do sono. Se você se deita às 23 horas, alimente-se às 20 horas.
Para este momento, você deve priorizar:
- Alimentos ricos em triptofano: salmão, nozes, banana, semente de abóbora, abacate.
- Alimentos ricos em vitamina B6: banana, atum, cenoura, espinafre, melancia, ervilha.
- Alimentos ricos em vitamina C: frutas cítricas, aspargos, acelga, pimentão.
- Alimentos ricos em magnésio: arroz integral, alho, ameixa seca, nozes.
- Carboidratos complexos: grãos integrais tubérculos e raízes.
Além disso, deve-se evitar café, bebidas energéticas, chocolate, gengibre, açaí e proteína animal. Lembre-se que o sono de qualidade é uma das mais preciosas chaves para a saúde e longevidade!