
Fadiga Mitocondrial
13 | maio | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena
Falta de energia, cansaço mental ou físico, dores de cabeça, resistência diminuída e baixa recuperação após a atividade física podem ser sintomas de fadiga mitocondrial. Isso ocorre quando as mitocôndrias – organelas celulares responsáveis pela produção de mais de 90% da energia necessária para o funcionamento do nosso corpo – começam a perder suas funções e deixam de produzir adenosina trifosfato (ATP), nossa principal forma de energia celular.
Quando esse processo falha, até a nossa pele sofre as consequências. Isso porque com o comprometimento do fornecimento de energia, o processo de transpiração responsável pela eliminação das toxinas do corpo não ocorre adequadamente, causando problemas como acne e outras doenças consideradas típicas do envelhecimento.
Quem deseja viver mais e melhor precisa cuidar das suas mitocôndrias. Ter em mente que há um mecanismo de compensação de diferentes glândulas e órgão para suprir a falta de energia e favorecer a vitalidade mitocondrial, como fazer exercícios físicos e respirar corretamente. Além desses cuidados, alguns nutrientes têm a capacidade de favorecer essas pequenas organelas para que se mantenham em número adequado e com o funcionamento eficiente.
A função mitocondrial pode ser reforçada removendo-se o agente agressor – como infecção, déficit de nutrientes ou deficiência hormonal – ou por meio de suplementação.