Blog


Dra. Marcela Verbena - A Páscoa Saudável

A Páscoa Saudável


16 | abril | 2019 | Postado por: Dra Marcela Verbena

Para muita gente, Páscoa é pretexto para “enfiar o pé na jaca”. Quer dizer, no chocolate! A maioria dos chocolates comercializados são ao leite e, se consumidos em excesso, aumentam o nível de açúcar e colesterol no sangue, além de favorecerem o ganho de peso. Até os chocolates “do bem”, que possuem uma maior porcentagem de cacau, podem fazer mal quando comemos de forma exagerada, trazendo gastrite, enxaqueca e insônia, além de irritabilidade e hiperatividade em crianças.

Isso não quer dizer que é preciso abrir mão do doce: abaixo estão algumas dicas para você aproveitar a Páscoa sem se restringir ou se culpar.

Primeiramente, vale ressaltar que você deve escolher produtos de chocolate com 70% ou mais de cacau e com uma lista pequena de ingredientes. Afinal, quanto menos ingredientes, melhor é o produto.

Além disso, é importante se atentar para a quantidade consumida em pouco tempo. A Páscoa é no domingo, mas você não precisa comer todos os seus ovos e chocolates em 24h! Guarde na geladeira e vá comendo aos poucos. Ganhou muito chocolate? Que tal fazer um almoço e jantar mais leve para compensar? Nutrição é equilíbrio.

Não se esqueça de apostar em marcas funcionais! Já há várias opções de ovos de Páscoa no mercado feitos com ingredientes funcionais, como sem leite e sem açúcar. Eles são deliciosos e você ainda come sem culpa.

Mas se não tiver jeito e você exagerar, a recomendação é compensar no dia seguinte com o aumento da ingestão de água, consumindo três litros ou mais, além de abusar dos chás digestivos, como boldo, carqueja ou hortelã, mantendo uma alimentação mais leve durante a semana.

Agende uma consulta com
a Dra. Marcela Verbena